quarta-feira, 24 de junho de 2009

Educação Infantil é coisa séria!


A Educação Infantil é coisa séria! É a porta de entrada para o mundo da escola. É o momento do aluno entrar em contato com a escola. E a professora Luciana do Nascimento Santos, do CEI Santa Escolástica - Mosteiro de São Geraldo, São Paulo, sabe bem disso. Em 2007, ela trabalhou com crianças de 6 anos da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. De famílias simples, os alunos tinham pouco acesso a livros e atividades culturais. Mas isso não deteve a professora. Pelo contrário. Com o uso da música e da dança, ela buscou ampliar o universo cultural das crianças e mostrar a elas as influências africanas na cultura brasileira. Para isso, contou com instrumentos musicais, livros, revistas, obras de arte que retratam o negro e a época da escravidão e até uma visita ao Museu Afro-Brasileiro. Os alunos mergulharam nas raízes da nossa cultura. E a cada passo, conheciam mais sobre o Brasil. Todo o trabalho de Luciana e seus alunos foi registrado em um grande mural na sala de aula, testemunha de um ano de muito aprendizado.
( Reportagem do site Todos pela educação)

Um comentário:

  1. Semana passada discutiamos em uma aula de Psicologia da Educação este tema, e quando encontrei esta reportagem por esse motivo resolvi postar. A escola infantil deveria ser a mais valorizada por que é onde as crianças,que serão os nossos alunos mais tarde, aprendem a gostar de estar na escola, de ler, de escrever.
    Como na própria reportagem diz "é a porta de entrada para o mundo da escola", e como muitas vezes o governo não colabora com materias necessário para que o professor de sua aula de uma maneira mais criativa, depende desse professor formular sua aula e como esta professora ter boas idéias e fazer com que os alunos interajam e absorvam este aprendizado.

    ResponderExcluir